Secretaria de Agricultura participa de reunião visando organização e a restruturação da COOPERMARCOS

Por Ricardo Nunes de Souza

Secretaria de Agricultura participa de reunião visando organização e a restruturação  da COOPERMARCOS

No dia 17 de Fevereiro de 2023, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de reunião da Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São Jose dos Quatro Marcos – COOPERMARCOS.

A reunião ocorreu das 14:00 às 16:00 horas, na sede da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), e contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura e cooperado, Vagner Meira Teixeira, do atual presidente, Claudinei Alves do Santos e dezenas de cooperados.

A reunião foi coordenada foi presidida pelo Secretário Municipal de Agricultura e cooperado, Vagner Meira Teixeira. Segundo Meira, “o objetivo da reunião foi debater questões referentes a reorganização, restruturação e funcionamento da COOPERMARCOS, de forma a retomar as atividades dessa cooperativa, que será uma importante ferramenta de fortalecimento e desenvolvimento da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos”.

Dentre os assuntos tratados, estava atualização e regularização do quadro de cooperados, adesão e admissão de novos sócios, criação de comissão eleitoral, agendamento da Assembléia Geral Ordinária de Prestação de contas e Eleição e posse do Conselho de Administração e Conselho Fiscal e Planejamento do Plano de Ação 2024 a 2026.

Foi definido na reunião que a data da Assembléia Geral será no dia 02 de Março de 2024, a partir das 12:00 horas em local a ser definido. O Edital de Convocação deverá ser emitido 10 dias antes conforme do Estatuto Social. Foi constituída uma comissão eleitoral que deverá coordenar o processo de escolha dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, bem como da eleição da diretoria executiva, para os cargos de presidente e diretor financeiro.

Vagner Meira comunicou, aos cooperados a destinação de um veículo utilitário tipo Pick Up para a COOPERMARCOS através de uma emenda parlamentar da ex-Deputada Federal Rosa Neide (PT), e que o Prefeito Jamis Silva irá ceder a título de uso, uma Patrulha Mecanizada, com 01 Trator Agrícola, 01 Carreta Basculante, 01 Grade Aradora, 01 Grade Niveladora e 01 Plantadeira de 04 Linhas, 01 Distribuidor de Adubo e 01 Colhedora de Forragens e 01 Pulverizador Canhão.

A COOPERMARCOS é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, fundada em 14 de Agosto de 2021, com a finalidade promover e prestar serviços de apoio a organização da produção agropecuária, agregação de valores e comercialização de produtos in natura e industrializados de produtores rurais da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos e municípios circunvizinhos.